Jesus Cristo é o Senhor

Carta de Paulo aos Romanos 3

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    1. Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

    2. Muita, em toda maneira. Porque, quanto ao primeiro, as palavras de Deus lhes foram confiadas.

    3. Então o quê? Se alguns foram incrédulos, sua incredulidade anulará a fidelidade de Deus?

    4. De maneira nenhuma; antes seja Deus verdadeiro, e todo ser humano mentiroso; assim como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando tu fores julgado.

    5. E se nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Será que Deus é injusto por se irar? (Falo na lógica humana)

    6. De maneira nenhuma; de outro modo, como Deus julgará ao mundo?

    7. Porque se a verdade de Deus foi mais abundante, por minha mentira, para sua glória, por que ainda também sou julgado como pecador?

    8. E [por que] não [dizer]: “Façamos o mal, para que venha o bem”, assim como alguns nos insultam, afirmando que nós dizemos isto? (A condenação destes é justa).

    9. Então o quê? Somos nós melhores [que os outros]? Não, em maneira nenhum. Porque já antes anunciamos, tanto aos judeus, como aos gregos, que todos estão debaixo do pecado;

    10. Assim como está escrito: Não há justo, nem um sequer.

    11. Não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus.

    12. Todos se desviaram, [e] juntamente se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

    13. Sua garganta é um sepulcro aberto; com suas línguas enganam; veneno de áspides está debaixo de seus lábios.

    14. Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

    15. Seus pés são rápidos para derramar sangue.

    16. Destruição e miséria há em seus caminhos.

    17. E não conheceram o caminho da paz.

    18. Não há temor de Deus diante se seus olhos.

    19. Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, diz para os que estão debaixo da Lei, para que toda boca se tape, e todo o mundo seja condenável [diante] de Deus.

    20. Pelo que nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da Lei; porque [é] pela Lei [que vem] o conhecimento do pecado.

    21. Mas agora se manifestou a justiça de Deus sem a Lei, tendo testemunho da Lei e dos Profetas;

    22. Que é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença;

    {fé em Jesus Cristo – trad. alt. fidelidade de Jesus Cristo}

    23. Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus;

    24. Sendo justificados gratuitamente por sua graça, pelo resgate que está em Cristo Jesus;

    25. Ao qual Deus propôs por sacrifício de reconciliação pela fé em seu sangue, para demonstração de sua justiça, deixando de considerar os pecados antes cometidos, sob a paciência de Deus;

    26. Para demonstração de sua justiça neste presente tempo, para que ele seja justo, e [também] justificador daquele que tem fé em Jesus.

    27. Então onde está o orgulho? Este é excluído. Por qual Lei? Das obras? Não; mas pela Lei da fé.

    28. Concluímos, portanto, que o ser humano é justificado pela fé, sem as obras da Lei.

    29. Por acaso ele é Deus somente dos Judeus, e não também dos gentios? Certamente que dos gentios também.

    30. Dado que há um só Deus, o qual justificará [por meio] da fé o circunciso, e pela fé ao incircunciso.

    31. Então desfazemos a Lei pela fé? De maneira nenhuma; ao contrário, estabelecemos a Lei.